quarta-feira, 7 de março de 2012

International College

Eita, ando postando pra caramba nos últimos dias né? Então, hoje eu vim contar sobre o início dos meus estudos aqui.
Quando eu vim pra cá, eu vim decidida a não estudar inglês e sim something else, um dos cursos que eu mais queria fazer era FRANCÊS :) Na minha primeira semana aqui minha host me perguntou sobre o que eu queria, e eu disse que estava pensando em estudar isso, aí ela como perfeita estraga prazeres disse que eu não poderia, porque esse tipo de curso não contaria os créditos que eu preciso pro meu Visto e que eu teria que estudar INGLÊS (NÃO É BEM ASSIM.. muitas au pairs vem e fazem outros tipos de curso, basta uma das Universidades "autorizadas" oferecerem esse tipo, mas ela nem se procupou em querer pesquisa - ou me deixar pesquisar- e nada, só disse que não valia... Depois conversando mais com eles sobre os meus estudos, eu demosntrei interesse em estudar na NOVA que oferece uma variedade de cursos (cultura americana, fotografia.. etc etc). Mas eles deixaram claro que não queriam que eu estudasse lá, ela disse que eu não seria autorizada a fazer os cursos que eu queria, que eu tinha que ir la fazer uma prova de inglês, pra saber o meu nível e dependendo do meu nível eles permitiram ou não eu estudar o curso que eu queria.. OKAY! Mas porque não fazer o teste? Quem sabe o meu nível não era suficiente pra eu escolher um curso bacana, que eu queria.. Mas não tinha acordo, tudo que eu demosntrava interesse era um defeito que ela colocava, ou que eu num ia passar no teste, ou eu não conseguiria chegar na aula a tempo etc etc etc. Deixaram bem claro que queriam que eu estudasse na LADO ( que é uma International College que só oferece cursos de inglês), pois eles disseram que a antiga antiga au pair daqui, estudou na NOVA e muitas vezes perdia o bus pra voltar pra casa, eles tinham que buscar e tal, ja no LADO tinha curso de fim de semana e o metro ia direto (tipo, não daria trabalho a eles..). Eu até decidi então que iria estudar inglês, mas não ESL, e sim preparatório pro TOEFL ja que ESL eu ja fiz no Brasil durante 6 anos, não queria fazer de novo, e o TOEFL iria me acrescentar..Mas ela disse que meu nível de inglês não seria suficiente pra fazer o TOEFL, ela sempre elogiou meu inglês, falava que meu inglês era ótimo, que nem parecia que eu tinha acabado de chegar e tal, mas o TOEFL era só pra quem tinha falado inglês a vida toda, não errava nada nada.. falei mil vzs que queria ao menos tentar, mas ela tentava me convencer que não adiantava. Foi uma briga viu, rolou uma discussão e tudo, porque TODA VEZ que eu tentava conversar era defeito, atrás de defeito.. Ela percebeu que eu não tava mais gostando, veio conversar comigo, qndo eu disse que EU PODIA SIM FAZER FRANCÊS se eu quisesse pq tinha au pairs que faziam, ela ficou MUITO BRAVA , disse que as au pairs mentem, falo um monte, e saiu batendo o pé, e a porta HISTÉRICA! Chorei horrores, até pq era as minhas primeiras semanas aqui e ja tava rolando desintendimento.. (até cheguei a comentar aqui nesse dia, e disse que depois contaria melhor..). Mas depois tudo se resolveu, um dia eu estava no jogo de basquete ela me mandou uma sms dizendo que quando chegasse em casa TINHAMOS QUE CONVERSAR, nossa! Ja vim pra casa morrendo de medo, achando que vinha bomba, e quando chegou rolou uma conversa NORMAL. Eles disseram que fariam o possível pra eu estudar o que eu achasse que fosse o melhor pra mim e que se eu quisesse dariam um jeito de eu ir fazer a prova la na NOVA etc etc.. Eu disse que se era mais fácil, eu poderia fazer no LADO mesmo, contanto que fizesse o PREPARTÓRIO PRO TOEFL e não o ESL, então ficou tudo acertado. Na segunda ela ligou no LADO, as aulas do sábado (que eram as que eu iria fazer) ja haviam começado no fim de semana interior, mas eu poderia começar se eu quisesse ainda, mas ja teria uma falta.. Então na segunda feira eu fui la fazer a prova de nivelamento (tava nevando nesse dia, foi a primeira vez que eu vi neve na vida *-* HAHAHAHA) , por causa da neve ela me levou até o metro e de la eu fui sozinha.. Fiz o meu teste, tirei 100% no listening (orgulho de mim :D) e noventa e pouco no vocabulário, daí o cara disse que eu estava apta a ir pro último nível .. TOEFL! Mas aí, como felicidade de pobre dura pouco, fui fazer o speaking pra confirmar o nível, e cai pro nível 10 (o nível 10 é 1 nível antes do TOEFL) , o cara disse que eu me comunicava SUPER BEM, mas como tinha tido alguns erros gramaticais, era melhor fazer o nível 10 antes de partir direto pro TOEFL =/ Maaaas, ele se demonstrou tão decepcionado, tipo, falou mil vezes que é MUITO DIFÍCIL alguem fazer 100 no listening assim, e ainda disse que na hora de fazer minha matricula eu poderia tentar me matricular no TOEFL mesmo ele colocando um nível a menos la no papel, e eu podia alegar que fui muito bem na outra parte do exame.. ok! Sai de la meio decepcionada pq não poderia falar pra minha host: ta vendo, vc não acreditava em mim, e eu consegui! HAHAHA Mas tbm sai feliz, por ter ido tão bem.. Quando cheguei aqui contei o que tinha acontecido, e ficou decidido que eu iria la no sábado e tentaria me matricular no TOEFL, eles disseram que certeza que eu conseguiria, era só dizer que se não eu iria estudar em outra escola, eles ficariam preocupados com a concorrencia e fariam a matricula.. HAHAHA Pensei muito naquela semana, e decidi começar na outra turma que as aulas começariam em MARÇO, porque eu ja tinha perdido uma aula, e eu poderia aperfeiçoar meu speaking, ou quem sabe encontrar um curso em outro lugar pra fazer no meio tempo.. Não rolou encontrar outro curso, todos que eu achei ou ja tinham começado, ou o horario não batia com o meu schedule e qndo batiam não me interessavam (alias, teve um que era especial pra au pairs, que seria dado em 2 fins de semana, e as aulas seriam nos museus de DC, sobre historia americana através da arte, mas depois descobri que ja tinham completado o número de alunos --') Então na semana que ia começar as aulas (semana passada, na terça) eu fui la fazer minha matricula chegando la eu pedi pra me matricular no TOEFL e a mulher colocou meu nome la e disse que ok, porque não teria o nível 10 mesmo no sábado, então eu reparei que ela escreveu meu nome no level 11, e perguntei se era TOEFL e ela me explicou que vc faz até o level 10, ai vc tem duas opções ou se matricula no nível 11 pra finalizar o ESL ou vc se matricula no TOEFL, ela disse que no sábado não tinha muita procura, então ela não sabia se a turma que ia abrir ia ser do 11 ou do TOEFL, dai eu ja fiquei meio assim né, pq ESL eu NÃO queria fazer.. Depois de um tempo veio a outra moça que trabalha la e perguntou pra essa:" Mas nós teremos essa turma no sábado? " e ela respondeu "num sei.." Como assim? Tavam me matriculando numa turma que não sabiam se ia ter? :s Então prguntei sobre aquela historia direito, me explicaram que além de mim só mais uma pessoa tinha feito a matrícula, e o número mínimo de alunos por turma eram 3, se outra pessoa não fizesse a turma não existiria, perguntei se caso eu pagasse a matricula naquele momento, pra que nível eu iria se aquela turma não fechasse, e me responderam que eu iria pro 9, ja que o 10 não ia ter... OU SEJA, eu não fiz a matricula naquele momento, pq eu não queria voltar um nível né? af. Ficaram de me ligar até sexta avisando se abririam a turma ou não, eu ja tava desistindo de esperar, ja tava combinando de ir esquiar no sábado com a Nay *-*, e torcendo pra que não abrisse turma KKK Tive uma conversa com a minha host (dessa vez bem legal, minha host esta BEM compreensiva agora comigo... andamos conversando mais e acho que uma está confiando mais na outra, eu não sinto mais que ela pense que eu sou "bobinha", não instruída só pq eu vim do Brasil.. rs) sobre deixar pra estudar quando nos mudarmos pra PA, e até tava achando a melhor opção.. Mas na sexta ligaram, deixaram uma mensagem no meu celular, minha host ligou la e eles confirmaram que teria as aulas e que SERIA O PREPARATORIO PRO TOEFL.  YEEEY! Se aconteceu, era pra ser né? Sobre a aula, na minha sala até a hora do intervalo era eu, uma menina do Chile que está aqui a mais de um ano e um cara da Suiça ( ou Suécia , sempre confundo..) , depois do intervalo chegaram mais duas meninas, da Alemanha as duas. Fiquei super "proud of myself" porque eu vou muito bem nos exercícios de listening, vocabulario e writting.. Mas no speaking eu morro de vergonha, os outros falam mais naturalmente, sabe? Eu me sinto a mais burrinha nessa parte.. kkk Mas acho que é normal, primeiro que os outros aspectos eu estou sempre praticando, desde quando estava no Brasil, (vendo filmes sem legenda, vídeos no youtube, músicas lendo livros em ingles etc etc. Era uma prática contante.) por isso eu vou super bem, o speaking eu não praticava sempre, sempre qndo eu tava no Brasil, sem contar que eu sou SUPER TÍMIDA quando tem que falar na frente dos outros eu travo até qndo é PORTUGUÊS , imagina qndo é uma língua que não é a minha materna.. Mas olha, mesmo eu ficando com vergonha e me achando meio burrinha na hora de falar, eu gostei do curso! Era tudo que eu queria, um curso que fosse um "desafio" e não uma coisa só pra completar créditos.. Estava conversando com minha host sobre me achar meio burrinha e ela disse que eu não percebo, mas eu falo naturalmente tbm, talvez pra mim pode não parecer, mas os outros percebem, num sei não.. Mas foi o que ela disse né?  (ta vendo como as coisas mudaram gente? antes ela dizia que nem ia chegar no nível do TOEFL, agora ela diz pra eu não me preocupar com isso que eu falo bem.. rs Eu disse que as coisas melhoraram, ela ta mais compreensiva comigo..That's great! ) E eles sempre fazem questão de dizer, que tem muita gente que fica aqui a muito tempo e não é tão good no inglês como eu, SINCERAMENTE.. não me acho tão good assim, eu tenho consciência que não falo tão bem quanto os outros da minha turma mesmo, mas fico feliz de ouvir essas coisas, pq daí acho que o dinheiro que minha mãe empregou em tantos anos de curso, e o meu esforço em aprender (pq inglês é uma coisa que eu SEMPRE AMEI estudar) foram válidos.
É isso gente, desculpem, eu sempre acho que pareço meio metida quando falo desse assunto :( , mas não é a intenção, tipo.. eu não me acho boa em nada, isso é uma das poucas coisas que eu fico proud! KKK Tenho que compartilhar.. rs

2 comentários: